Barcelona!! "Não é para qualquer um...só para quem tem fôlego!!!"
Uma cidade que fica na região catalã ,onde a língua se assemelha a uma mistura do castelhano e francês .É uma das cidades mais agitadas da Espanha, conta com uma legião de turistas jovens de todas as partes do mundo passeado pelas calçadas de “ La Rambla”. Ficou bastante conhecida sendo sede das Olimpíadas de 1992 , mas sua característica marcante é a assinatura do maravilho artista Gaudí em todas as partes da cidade,inclusive em seu cartão postal: A Igreja da Sagrada Família. Não deixe de visitar a Igreja de Barcelona, onde se pode entrar e conhecer os claustros da época da inquisição. A noite de Barcelona é tão grande que não cabe na disposição do mais experimentado nos notívagos. Não é só uma questão de decorrer de horas - é uma sequência delirante de restaurantes, bares, dancings, shows, homens e mulheres. Para experimentar essa sensação, o garotão caprichou no banho, salpicou o corpo com perfume e vestiu a roupa da moda. Confundir um barcelonense com um madrilenho é o caminho mais curto para entrar numa "fria" - o povo chega a detestar ver o nome Catalunha escrito com a grafia castelhana, Cataluña; o certo é Catalunya, com a grafia catalã. Faça um teste, pergunte a um barcelonense típico se ele é espanhol. Você tem nove chances entre dez de a resposta ser: "não (expressão séria, semblante cerrado), não, eu sou catalão (idiota)".Ser catalão significa ser um trabalhador incansável (Barcelona é a cidade mais rica da Espanha, tem um dos portos mais importantes da Europa, bancos em profusão) inventivo (o inventor do submarino, Marcis Monturiol, é de uma cidade vizinha, Figueiras, a mesma de Salvador Dalí), amante do teatro (o reverenciado Fura Del Bals é daqui), da boa música (esta é a terra do violoncelista Pablo Casals), da ópera (berço da soprano Monserrat Caballé e da pintura (Miró por nascença e Picasso por adoção). Mas existe algo ou alguém que traduz para um turista o que é o espírito catalão com suas fantáticas obras arquitetônicas, pois a arquitetura é um dos maiores combustíveis do orgulho catalão. Principalmente a do inconfundível mestre Antoni Gaudí, o homem que é uma espécie de sinônimo de Barcelona. O próprio cartão-postal da cidade, a Catedral Sagrada Família, assinada por ele, é o melhor exemplo disso. É uma construção impressionante, para dizer o mínimo, uma vez que não há adjetivo que as descreva.Madrí virou capital oficial em 1562, mas, orgulhosa como sempre, a Catalunha continuou autônoma até o século 18. Nessa época apoiou um austríaco, da poderosa dinastia dos Habsburgo, que pretendia ocupar o trono da Espanha. Em represália, todas as manifestações da cultura catalã foram reprimidas - a mesma coisa que ocorreu neste século durante a ditadura de Franco na Espanha. Não adiantou nada. Hoje, catalão é falado em todo o canto (a maioria dos moradores de Barcelona acha ridículo falar em castelhano), a cultura e os hábitos típicos são incentivados e os cardápios e as placas estão geralmente em catalão e em espanhol (nesta ordem).
Vamos a Barcelona???
De Madri saímos para conhecer a fantástica e maravilhosa Barcelona.. pegamos o metro da estação Puerto del Sol e paramos na Estação Atocha Renfe, aonde o trem bala nos esperava são 616 km e fizemos em 2:46 mim..loucuraaaaaaaa, mas a passagem foi caríssima.
Em Barcelona ficamos no Hostel Sleepy Beds, bem na famosa rua Las Ramblas, mas até chegar foi difícil. Descemos na estação e pegamos a linha 3, depois de 7 paradas chegamos na Catalunya e assim descemos na Las Ramblas puxando as malas e pedindo informações, mas quase morremos...eheheheh Quando chegamos no local eu começei a me apavorar, pois era terrível, a entrada do Hostel é de um antigo prédio residencial, mas por dentro era tudo limpo, novo e ajeitado, tinha 2 quartos com banheiro privativo, uma cozinha bem grande, ar-condicionado, mas não tinha tv no quarto e nem fez falta, afinal de contas, estar em Barcelona é aproveitar o máximo, sem ter tempo para outras coisas... Em Barceloan fizemos e compramos o tour, assim podíamos usufruir a linha verde e laranja do nosso tour, pois é uma cidade muito grande , e assim não deixamos de conhecer tudo o que tínhamos direito.. eheheh
Las Ramblas: estrelas de diversas produções, são essenciais em qualquer roteiro. É lá que estão as famosas estátuas humanas, que fazem, a alegria dos turistas.. heehehe, é nessa via que fica o Mercat de La boquería, o mercado público.. tem de tudo, é só aproveitar.
Colombo: No final das Ramblas, está o Monumento a Colom, em que Cristovão Colombo mira as Américas.
Monumento Cristovão Colombo
Ainda em Las Ramblas..
Próximo post segunda parte sobre Barcelona que sempre deixará saudades!!! Beijossss
Nenhum comentário:
Postar um comentário